terça-feira, 27 de abril de 2010

Supernave e a censura da Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Supernave

Este é o link do artigo criado para a Supernave. Reiteradamente, e imediatamente, apagado sob a cláusula de que 'ninguém se importa com sua banda de garagem'.

Essa afirmação é preconceituosa e anti-democrática. A wikipedia inglesa possui 3 milhões de artigos, enquanto que em português existem menos de 600 mil.

O ente que denuncia os artigos a serem apagados é brasileiro, mora num grande centro, e vangloria-se de ser autor de mais de 300 mil alterações em artigos. Assim, apagar artigos ou denunciá-los é mero hobby.

Esta situação não vai mudar. Parto do princípio de que, se o artigo é inédito e não ofensivo, não deve ser apagado. Pelo alcance da Wikipedia, deveríamos estar livres da censura.

A wikipedia é mundial, e teu alcance não tem fronteiras nem rosto nem classe econômica. Se minha banda tem alcance regional, meu núcleo de vida se importa e quer conhecer nossa história. Mas, pelo que denuncia os 'censuradores da wiki', não importa o interesse de um, ou poucos, e sim o interesse da maioria. As minorias jamais vão ter chance num núcleo assim.

Somos pequenos hoje, mas nosso círculo pode crescer se a wikipedia cessar a censura gratuita que hoje paira sobre os links dessa pseudo-enciclopédia democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário